sexta-feira, 6 de maio de 2011

Senador Wilson Santiago usa a tribuna para comemorar o Senado Federal

Em sessão especial dedicada aos 185 anos do Senado Federal, o senador Wilson Santiago, do PMDB paraibano, 2º Vice-Presidente da Casa, discursou lembrando “a história, a missão e o papel desempenhado pelo Senado”, segundo o senador, “na construção de nossa democracia e na solução das grandes questões nacionais”.

Wilson lembrou no discurso as “grandes dificuldades políticas, graves problemas institucionais, governos autoritários”, embora, conforme o parlamentar, tenha também {o Senado} passado por períodos em que predominou a democracia e o desenvolvimento econômico, a democracia”, referindo-se ao período do governo Juscelino Kubitscheck.

Conforme analisa Santiago, “O Senado é, antes de tudo, uma escola de democracia, de civismo, de federalismo, de pluralismo político, de defesa dos direitos sociais e individuais, da liberdade, da igualdade, da justiça e da harmonia social”. O parlamentar paraibano rememorou que “o Senado é o garantidor do pacto federativo, ao longo de nossa história recente, mesmo com as dificuldades decorrentes dos períodos históricos de regimes autoritários”.

Conforme a análise feita pelo senador paraibano, o Senado contribuiu “decisivamente para a construção de um processo de modernização de nossa sociedade, que passou de um País eminentemente agrícola, com 75% dos habitantes vivendo no campo, para uma sociedade com elevado nível de industrialização, com 80% da população vivendo nas cidades”. Para ele, “o Senado Federal tem dado uma contribuição decisiva para que a sociedade brasileira tenha uma ampla classe média, um grande mercado de trabalho e um sistema de seguridade social bastante abrangente”.

Wilson Santiago concluiu o seu discurso falando sobre as dificuldades do Senado, mas ressaltando que “a crise de confiança da população em relação ao Legislativo pode ser equacionada com os instrumentos democráticos e institucionais existentes, como maior transparência, maior abertura dos partidos políticos, com maior utilização dos meios de comunicação social e maior aproximação entre o Congresso e a sociedade”.

Nenhum comentário: