domingo, 5 de fevereiro de 2012

Políticos 'ficha suja' serão barrados em 2012, Sabino Dias e Mazinho Rocha estão entre eles, veja.

O relatório do Ministro Luiz Fux, , sobre a constitucionalidade da Lei Ficha Limpa, que estendeu a inegelibilidade para casos pretéritos, mexerá com as pretensões de ex-prefeitos paraibano de voltarem ao comando de alguns municípios.
Conforme a decisão do Ministro, a lei valerá para casos pretéritos, pois as condições de elegibilidade são condições da vida pregressa(passada) do candidato. Os políticos que foram eleitos antes e em 2010 não terão prejuízos de seus atuais mandatos(não  aplicação nas eleições 2010),mas estarão inelegíveis por 8 ano.
No sertão do estado vários ex-prefeitos deverão se inclusos na “Ficha Limpa” e terão dificuldades de registra suas candidaturas.
São José de Piranhas
Os ex-prefeitos Zezé de Né Gomes e Neto Lacerda serão os primeiros a sofrem as conseqüências da nova lei.
São João do Rio do Peixe
O ex-prefeito José Nilton (PSB), que foi condenado por crime de improbidade administrativa, será mais um, a ter problemas para garantir sua candidatura com o novo entendimento da Lei Ficha Limpa, assim como o atual prefeito Lavoisier Dantas, que teve as contas de 2005/2007 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
Bonito de Santa Fé
Os ex-prefeitos Sabino Dias (PSD) e Mazinho Rocha, ambos com contas rejeitadas também estarão fora das disputas eleitorais de 2012.

Bom Jesus
Ttambém dois ex-gestores não poderão se lançar candidato em 2012, Auremar Moreira, condenado pelo TJ e Evandro Brito com um rosário de contas rejeitadas pelo TCE.
Carrapateira
O ex-prefeito Agostinho Mendes e o atual prefeito Dedé Pereira, que mesmo não podendo disputar reeleição deverá sofre punição e permanecer 8 anos inelegível por ter contas rejeitadas no Tribunal de Contas do Estado.
Santa Helena
O ex-prefeito Sitônio da Picanha de Ouro também está impedido de concorrer as eleições de 2012, também por ter contas rejeitadas no TCE.
Monte Horebe
José Helosmar (Pretinho) com contas rejeitadas, ficará fora do pleito municipal.
Triunfo
Dois ex-prefeitos poderão também não disputar as eleições, Damisio Mangueira(PMDB) e João Coragem, respondem por contas reprovadas junto a TCE.
Com isso 15 prefeitos e ex-prefeitos da região de Cajazeiras deverão está impedidos de disputar as eleições municipais de 2012, podendo este número aumentar ainda mais, com a avaliação das contas dos atuais gestores.
A decisão final do Supremo Tribunal Federal sobre a “Lei Ficha Limpa” só deverá acontecer em 2012, após a posse da nova Ministra Rosa Maria Weber, que substituirá a Ministra Ellen Gracie, que solicitou aposentadoria.

Fonte: Paraiba Aqui

Nenhum comentário: