segunda-feira, 27 de junho de 2011

Operação São João: PRF registra151 acidentes e 6 mortes na Paraíba

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou até a última sexta-feira, na Operação São João 151 acidentes que deixaram 76 feridos e seis mortos nas rodovias federais da Paraíba. A operação começou no dia 13 e segue até a próxima segunda-feira, dia 27.
A quantidade de ocorrências deste ano já se aproxima do total de registros da operação no ano passado e, de acordo com o inspetor chefe da Comunicação da PRF Genésio Vieira, o número deve ultrapassar os da Operação São João 2010, quando foram registrados 190 acidentes, com 104 feridos e nove mortos.

A Operação São João acontece somente em estados do Nordeste, mas também está em ação em todo o país a Operação Corpus Chisti, realizada em um intervalo de tempo menor, do dia 22 ao dia 26. A operação registrou até sexta-feira 44 acidentes, com 25 feridos e uma vítima fatal. Em 2010, a operação registrou, n a Paraíba 52 acidentes, que deixaram 38 feridos.
Não houve vítimas fatais durante o período da operação. As mesmas ocorrências contabilizadas para a Operação São João são contabilizadas para a Operação Corpus Christi.
De acordo com Genésio Vieira, as principais causas dos acidentes foram imprudência e ingestão de bebida alcoólica. “Essas causas estão relacionadas, principalmente, aos acidentes envolvendo motocicletas que aconteceram, em sua maioria, no interior do Estado”, informou.
O inspetor informou que foram feitos 92 testes de álcool em condutores.
Deste total, 16 pessoas foram autuadas e tiveram direito de dirigir suspenso por um ano, além de multa de R$ 957,70 e aplicação de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Cinco pessoas ainda foram presas porque tiveram teor de álcool acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido.
Ainda foi preso um homem contra quem havia um mandado de prisão em aberto e foi apreendido um adolescente de 15 anos em Pombal, que estava dirigindo uma motocicleta.
Detran
As equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com as equipes do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), também estão realizando fiscalizações com etilômetros e bafômetros descartáveis. Na manhã de ontem, as duas equipes do Detran estavam realizando uma blitz na Avenida Hilton Souto Maior, que tem continuação com a Estrada da Penha.
Durante as fiscalizações, as equipes do Detran também estão divulgando o prazo para pedido de perdão das dívidas de proprietários de motocicletas com até 150 cilindradas, que vai até o próximo dia 8 de julho. O benefício foi concedido com a medida provisória que eliminou as dívidas de taxas estaduais para licenciamentos vencidos até 31 de janeiro de 2010.
Das 245 mil motocicletas de até 150 cilindradas que circulam no Estado, pelo menos 120 mil estão com o licenciamento atrasado, de acordo com dados do Detran. Para ter direito ao perdão, o motociclista tem que procurar um dos postos do Detran e preencher o requerimento. É preciso ter em mãos o documento de identidade, CPF, comprovante de residência e licenciamento do veículo.

Nenhum comentário: