segunda-feira, 11 de julho de 2011

Prefeita Alderi Caju anuncia projeto de esgotamento para 100% do municipio.


A Prefeitura Municipal de Bonito de Santa fé, através da prefeita Alderi Caju e empenho de sua equipe, já conseguiu aprovar junto à FUNASA o projeto de engenharia de sistema de esgotamento sanitário para sanear 100% da cidade e já garantiu 1,6 milhões de reais do PAC 1 para construção da primeira etapa desse sistema. Esse primeiro recurso está em fase de liberação. O restante do sistema de esgotamento, para completar o total saneamento de Bonito, a prefeita Alderi está pleiteando junto ao PAC 2 FUNASA.
Esta semana, as secretárias Dinorah Ramalho e Oona Caju estiveram na FUNASA em audiência com o superintendente Bruno Gaudêncio para tratar do assunto do PAC 2. O projeto de Bonito de Santa Fé já foi cadastrado no SIGOB pela Prefeitura Municipal e pleiteia valores em torno de 4 milhões de reais.
Caso seja selecionada a proposta, a Prefeitura de Bonito de Santa Fé irá executar a construção de 100% de esgotamento sanitário em toda a sede do município, com uma rede projetada para 30 anos. Isso significa que muitos males advindos dos esgotos a céu aberto, como a proliferação de doenças, insetos, contaminação do solo, dos rios e outros mananciais, serão erradicados e Bonito entrará numa nova etapa de crescimento sustentável. Essa conquista será fruto de dois anos e meio de trabalho da prefeita Alderi e sua equipe junto à FUNASA, onde a prefeita já teve inúmeras audiências com o superintendente, engenheiros e até o então presidente nacional da FUNASA, em Brasília.


MAIS PAC 2 FUNASA

Alderi e sua equipe vão ainda pleitear recursos para a construção de módulos sanitários - já com o projeto pronto para análise – e para a elaboração de projetos de abastecimento de água. Alderi deseja alcançar recursos para deixar 100% da zona rural com abastecimento de água, benefício, aliás, que é frequentemente solicitado nas audiências para o Orçamento Participativo 2011 promovido pela Prefeitura. Já está para ser executado o abastecimento de água do sítio Cajueiro, com recursos do PAC 1, na ordem de 500 mil reais. O primeiro passo para a realização dessa meta é, como a prefeita está fazendo, apresentar projetos e buscar recursos.

Nenhum comentário: