sexta-feira, 15 de julho de 2011

Dr. Bruno Gaudêncio trabalhando de uma forma especial por Bonito

Dr. Bruno Romano do Amorim Gaudêncio é filho do casal Aldino Lucas Gaudêncio e Maria do Socorro Arruda do Amorim Gaudêncio. Toda sua família materna é bonitense, sendo a Sr.ª Maria do Socorro irmã do ex-prefeito Dr. José Arruda Amorim.
Dr. Bruno passou sua infância em Bonito e foi amigo de muitos de sua geração em nossa cidade. Sua juventude transcorreu em Campina Grande, onde obteve formação superior em Direito, pela UEPB, trabalhou como advogado, exerceu por diversas vezes mandato de vereador, ocupou cargos públicos importantes e, atualmente, é Superintendente da Coordenação Regional (CORE) da FUNASA na Paraíba, cuja sede é João Pessoa, onde reside com sua família.
A missão precípua da FUNASA é promover a saúde nos locais mais esquecidos, pobres, inacessíveis e necessitados. A finalidade maior Fundação é levar saúde aonde ninguém mais chega. Ela é o órgão desbravador do Governo Federal e, onde nenhuma outra instituição chega, porque não puderam ou não se esforçaram, onde a pobreza e a escassez de meios de sobrevivência afetam profundamente a saúde das pessoas, é ela que leva melhoria de vida e representa, para os grupos de pessoas mais excluídas do país, a existência do Estado através de um dos melhores serviços que ele pode prestar a seu povo: o direito à saúde.
As ações mais básicas, mais fundamentais e importantes na saúde são promovidas pela FUNASA e o espírito que ela solicita de seus membros deve ser de profunda dedicação aos seus propósitos. Esse espírito foi perfeitamente incorporado por Dr. Bruno na Paraíba. Ele, sem sombra de dúvidas, tornou-se um desbravador no nosso Estado, visitou todos os municípios, acompanhando suas equipe técnicas, sondando as necessidades de cada local e apoiando nos pleitos que eles encaminham.
Hoje, a FUNASA é o órgão federal que mais investe na Paraíba, especialmente nos pequenos municípios, e o conhecimento que Dr. Bruno Gaudêncio detém do nosso estado fortaleceu ainda mais sua capacidade de concretizar os investimentos que são necessários para que os recursos da FUNASA sejam bem aplicados e levem saúde e desenvolvimento aos municípios.
Em meio às 223 cidades paraibanas que são alvo do trabalho incessante de Dr. Bruno, uma delas tem atenção maior ainda: Bonito de Santa Fé.
Dr. Bruno sempre manteve ligações de amizade com Bonito e, após ocupar o cargo de superintendente da FUNASA-PB, direcionou atenção maior ainda à nossa terra. Ao ser nomeado para o cargo em ano, entrou em contato imediatamente com a prefeita municipal,  Alderi Caju, e convidou-a a comparecer na FUNASA.  Na ocasião, ele apresentou-se, enfatizou sua ligação familiar com Bonito de Santa Fé e prometeu deixar o órgão ao inteiro dispor do Município, como de fato o fez.
Dr. Bruno tomou conhecimento de todos os processos de convênios de Bonito, muitos dos quais andavam lentamente devido à burocracia, e deu-lhes atenção especial. Foi em sua gestão frente à FUNASA que inicialmente dois convênios do município foram aprovados e liberados para execução, o primeiro para a construção de módulos sanitários na zona rural e o segundo para a construção melhorias habitacionais na zona rural (casas de alvenaria para substituir casas de taipa), ambos em 2010. Dr. Bruno, inclusive, compareceu ao evento de assinatura da ordem de serviço dessas obras. Em 2011, ele providenciou a liberação da verba do convênio para implantação do sistema de abastecimento de água no sítio Cajueiro e já se encontram aprovados os convênios para construção de aterro sanitário e de esgotamento sanitário.
Todos esses recursos somam um montante de 3,5 milhões de reais, beneficiarão 100% da população e destinam-se à implantação de melhorias que colocarão nosso município num novo patamar de sustentabilidade ecológica, de infra-estrutura urbana e saúde.
Através de Dr. Bruno à frente da FUNASA, as portas do órgão se abriram para Bonito de uma forma especial e, com seu apoio, todos os obstáculos que existiam no caminho do município foram superados.  Podem testemunhar esse fato a prefeita Alderi Caju e sua equipe de governo, que esteve em contato constante com a FUNASA.
Ao oferecer sua ajuda ao nosso município, Dr. Bruno manteve uma postura de orientar, propor, auxiliar, assessorar a equipe da prefeitura na FUNASA. É conselheiro, dedicado e dispensa um tempo ilimitado para solucionar os problemas referentes à nossa cidade. Durante sua gestão, a qualquer momento em que um representante de Bonito comparecesse à FUNASA, era recebido com toda atenção em seu gabinete.  Sempre esteve e está disponível para ajudar em todas as vezes em que foi solicitado pela prefeita ou algum de seus assessores.
Neste ano, no mês de abril, Dr. Bruno, preocupado com a situação de convênios de muitos municípios, convocou prefeitos de 15 cidades para seguirem à Brasília em caravana, e marcou uma reunião com o então presidente nacional da FUNASA. Entre os prefeitos,  esteve a prefeita de Bonito, acompanhada de sua equipe. Dr. Bruno levou os 15  municípios perante o presidente nacional da FUNASA, defendeu aquelas cidades e pediu soluções para os problemas que passavam. Tanto a prefeita Alderi, quanto as secretárias que lhe acompanharam, Oona Caju e Dinorah Ramalho, testemunharam o empenho do superintendente e reconhecem que, através de Dr. Bruno, nosso município teve uma grande oportunidade de lutar por melhorias junto a um dos maiores órgãos desse país, frente a frente com seu maior mandatário.
Foi à frente de um cargo tão importante no estado – talvez um dos mais importante – que Dr. Bruno teve a oportunidade de demonstrar seu carinho e amizade pela cidade natal de sua mãe e cenário de sua infância. Esta amizade ele continua provando não só pela forma como se dedica à liberação  dos convênios e recursos  já garantidos para Bonito, como também pela luta de conseguir mais e mais investimentos para cá.
Na batalha pelos recursos do PAC 2, iniciada recentemente, ele já tomou partido de nossa cidade e orientou à equipe da prefeitura o caminho das pedras para se obter sucesso no pleito.
Dr. Bruno trabalha de uma forma tão especial por Bonito pelo prazer de fazer o bem por um lugar tão querido em seu coração, como tantas vezes já afirmou. Esse bem, com certeza, deve ser reconhecido por nossa terra e retribuído em forma de gratidão. A adoção de um filho tão ilustre seria uma bela maneira de oferecer-lhe nossa fraternidade sincera e devolver um pouco dessa amizade que ele faz questão de cultivar cada vez mais.

Fonte: PORTAL DO ALTO PIRANHAS

Nenhum comentário: