quinta-feira, 7 de junho de 2012

Senador quer diminuir devastação do meio ambiente na PB


  • O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) revelou nesta terça-feira (05) Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia no Brasil que quer contribuir para diminuir a devastação da meio ambiente na Paraíba. O peemedebista afirmou que continua empenhado em apoiar experiências ambientais bem-sucedidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como de instituições de pesquisa publicas e privadas.

    Neste âmbito ele analisou recentemente proposta de Lei que determina aos novos critérios para as licitações e contratos públicos. O texto determina que as normas para licitações e contratos públicos poderão incluir a sustentabilidade ambiental entre os critérios para seleção de propostas, desde que o atributo seja comprovado por meio de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Creio que a educação ambiental deve ser um procedimento participativo e desenvolvido para a formação de atitudes pessoais e coletivas, mediante conduta ética, atrelada ao exercício da cidadania”.
    Mata Atlântica na PB - Vital do Rêgo, que é titular da Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal relata que esse bioma que já abrangeu 63 municípios e ocupava uma área de 657.851,21 hectares. Hoje, restam apenas 16,11%, o que equivale a pouco mais de 105.000 há. O senador vem levando ao conhecimento dos gestores municipais que detêm atualmente no Estado as áreas de maior concentração dessa vegetação no Estado, como Cruz do Espirito Santo, Santa Rita, Rio Tinto e Mamanguape os várias inciativas de preservação ambiental, com o manejo correto das águas no contexto urbano; prevenção de desastres em áreas urbanas; construção sustentável; mobilidade sustentável e/ou qualidade do ar; resíduos sólidos urbanos; áreas contaminadas e/ou prevenção de acidentes com substâncias perigosas nas cidades e fortalecimento institucional, planejamento e gestão ambiental urbana.

    O parlamentar peemedebista cita como outra alternativa econômica para essas regiões o ecoturismo, que, é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação e buscando a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas, sem o prejuízo ambiental. “O ecoturismo é o segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano. A Organização Mundial de Turismo (OMT) estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico. O faturamento anual do ecoturismo, a nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões, do qual o Brasil se apropriaria com cerca de US$ 70 milhões”, afirma.
    Desertificação - O senador citou como exemplo a Paraíba que sofre com o processo de desertificação. O Estado segundo alertou o senador com base em relatório dos especialistas, está em adiantado estado de desertificação. Os organismos ambientais acreditam que hoje 50 a 70% da Paraíba esteja enfrentando o processo de desertificação. Isso significa que 1,66 milhão de pessoas – a metade da população paraibana – está sofrendo com os efeitos do processo de degradação ambiental.
    A preocupação com o meio ambiente sempre foi uma bandeira de luta de Vital em Brasília. Quando era deputado federal ele encaminhou indicação ao Ministério do Meio Ambiente sugerindo a elaboração de uma política com vistas à adequada coleta de lixo reciclável em todo o território nacional.

Nenhum comentário: